Só Raiz. Motos 2 tempos
- Lo.Co.
- 18 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

Quem viveu nos anos 70 e 80 deve lembrar das motos com motor 2 tempos.
Barulhentas, lançavam fumaça pelo escapamento, o motor gritava nos altos giros e eram um canhão no quesito aceleração.
As motos com motores 2 tempos eram as rainhas da motovelocidade e do motocross mas eram motos que exigiam um pouco mais de habilidade do piloto pois só "funcionavam"em alto giro. A aceleração era rápida, o torque máximo vinha de uma vez e a única maneira de domar essas motos era ter um bom controle da embreagem e do acelerador.

Como funciona o motor de 2 tempos? É um motor de combustão interna de mecanismo simples sendo que a cada volta do eixo do virabrequim ocorre a admissão, compressão, explosão e escape dos gases. Descrevendo um pouco melhor: No primeiro tempo o pistão sobe admitindo a mistura ar/combustível.
No segundo tempo a ignição ocasiona a explosão. Os gases expandem forçando o pistão para baixo e iniciando um novo ciclo.

Os motores 2 tempos eram admirados devido a sua entrega de potência. São motores muito mais potentes que os 4 Tempos (de mesma cilindrada) e tem como característica uma manutenção mais barata graças a uma engenharia mais simples e menos componentes móveis dentro do motor.
Em contra partida, são motores que exigem maior manutenção e tem uma vída útil mais curta.
Pilotar uma moto 2 tempos exige um pouco mais de técnica do piloto. A moto acelera forte e rápido, não tem freio motor e a entrega de potência é absurda. Para quem viveu nos anos 70 e 80 deve se lembrar da Yamaha RD350, a Viúva Negra. Uma moto que entregava uma potência enorme e era desprovida de bons freios. Na época era costumeiro dizer que uma moto 2 tempos de 125cc era compatível a uma 250 de 4 tempos.

Motos 2 Tempos que fizeram história: RD350 da Yamaha (anos 70) A víuva negra RD350 LC Yamaha (lançou em 1986) com válvula YPVS (que tentava amansar um pouco o motor nas acelerações) RD135 Yamaha - Motor com quinta marcha infinita! Andava muito! Suzuki GT380, 550, 750 - Motos com 3 Cilindros (um inferno pra acertar carburação)

E lógico a DT180 (primeira trail fabricada no Brasil) e também a RX180 Custom (primeira moto Custom brasileira).

Bom, essas são as que eu me lembro e marcaram minha vida como motociclista.
O ronco dos motores 2 Tempos me trazem nostalgia, uma lembrança de uma época da minha vida muito boa e muito Lo.Ca.
Tem alguma lembrança boa dessa época com motos 2Tempos ou quer saber mais? Assista o Buzina Mollhada onde conversamos com o Laner (um aficcionado por motores 2 Tempos e Acessor de Imprensa da Yamaha.
Valeu seus Lo.Co.! #sigaloscondes
コメント