Road King - O Rei das Estradas
- Lo.Co.
- 9 de set. de 2021
- 2 min de leitura

A Harley-Davidson Road King definitivamente é uma moto clássica e feita para rasgar as estradas. Estilo, conforto e motorização de acordo com a proposta dela. Mas você sabe como a Road King surgiu?
Começando pelo começo. A principal inspiração para a Road King veio a partir da clássica FL de 1941. A FL era equipada com o motor Knucklehead de 74CU.

A sigla da Road King é FLHR. Qual o significado destas letras? Bom, primeiro vamos a sigla FL que significa motos com a frente "larga" onde os garfos tem uma distancia maior e a roda dianteira é mais larga. Em 1949 a Harley-Davidson FL ganhou uma suspensão dianteira hidraulica com garfos telescópicos mas ainda continuava sem suspensão traseira (rabo duro).

1952 a FL passa a ter um novo cambio com acionamento pelos pés (como é hoje). Até então as marchas eram trocadas com a mão sendo a alavanca de cambio posicionada ao lado direito do tanque e a embreagem era acionada pelo pé esquerdo.
1955 a letra H é adicionada a FL graças a um novo motor com maior compressão, mais forte. O H significa High
Em 1958 a FLH ganha suspensão traseira com balança e dois amortecedores e também um novo nome, Duo Glide.

Neste momento da história os caminhos começam a se dividir. A FLH vai dando margem à criação de novos modelos e já logo na sequencia, em 1965 nasce a Electra Glide que ganhou este nome graças a partida elétrica.
Aos poucos a Electra Glide vai tomando sua forma atual com a adição do Bat Wing ou Morcegão e o tour pack.
Enquanto isso ainda existe a Electra Glide Sport ou FLHS que viria a ganhar um novo nome em 1994. FLHR Road King


Veja a diferença (ou a falta dela) nas fotos acima. A primeira é a Electra Glide Sport e a segunda a Road King. Percebeu? É praticamente a mesma moto só com um nome diferente.
A Road King se destaca pelo seu design mais minimalista mas tendo praticamente a mesma ciclistica de uma Electra Glide.
Moto Touring pronta para encarar as estradas com conforto e estilo.
Freio de disco duplo dianteiro e simples traseiro.
Com o tempo a Road King foi ganhando melhoras como cambio de 5 e depois 6 marchas e novos motores passando desde o Evolution até o atual Milwaukee 8. Atualmente a Road King só é disponibilizada na versão Special sem cromados no estilo "Dark Custom" mas sem perder o estilo e a imponência que são características deste Rei das Estradas.
A Road King também acabou sendo escolhida para ser a moto da Polícia Federal e das Forças Armadas com versões específicas para ela.
Tem um vídeo bem legal falando da Road King Police
Quer saber mais sobre a Road King?
Assista este vídeo também:
E para fechar, o vídeo com a história da Road King. Vale a pena assistir.
É isso aí seus Lo.Co.! Até a próxima!