Crônica de um sonho Americano - Parte 3 Motor Flat-head
- Lo.Co.
- 29 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de jun. de 2021
Por André Sinhorini

Produzidos de 1929 até 1973, o motor “Flathead” da Harley Davidson (equipando diversos modelos diferentes) foi o que ficou por mais tempo na linha de produção. Devido à sua simplicidade e facilidade de manutenção, eram extremamente confiáveis, e continuavam a funcionar nas mais adversas condições.
Diferentemente do antigo motor F-Head, o motor Flathead possuia valvulas laterais ao corpo do cilindro, situadas no bloco do motor, ao lado dos pistões. Na parte de cima do motor havia a tampa com a rosca para as velas e o corpo de cilindro era composto de apenas uma peça de ferro fundido, tudo de fabricação a preços competitivos para a tecnologia disponível na época.

Harley Davidson Modelo D - 1929
No verão de 1929, antecedendo à grande quebra da bolsa americana de Wall Street, a Harley Davidson lança a sua motocilceta modelo D, equipada com o novo motor Flathead de 45 pol. cúbicas (737 cc). Esse modelo de motocicleta tinha como objetivo principal competir com a Indian 101 Scout e a Excelcior Super X e permaneceu em produção até 1931, sendo substituído pelo modelo R (1931-1936).

HARLEY DAVIDSON MOD. R 1936
Em 1930 foi lançado o Big-Twin com 74 pol. cúbicas que equipava as Harleys modelo V, entrou no mercado para competir diretamente com a Indian Chief 74 pol. cúbicas. Após a passagem dos momentos de apreensão do mercado americano e quando a economia começava a se recuperar em 1936 os modelos U foram lançados com motores Flathead de 74 (U e UL) e 80 (UH e ULH) pol. cúbicas. O Flathead de 80 pol.cúbicas foi fabricado até 1941, e o de 74 até 1948.

Todos esses motores até 1936 não tinham um sistema de recirculação de óleo, ou seja, após a lubrificaçao do motor, o óleo que não havia sido queimado, pela força da gravidade era jogado fora, no chão. Em 1937 foi adicionado um sistema com melhor aproveitamento do óleo do motor, o mesmo dos motores KnuckleHead, lançados em 1936.

Harley Davidson Mod. U - 1945
O motor então utilizado nos modelos R até 1936 (45 pol. cúbicas) também f
oi substituído por um que tinha um sistema de recirculação do óleo, a série WL. Durante a Segunda Guerra Mundial no período de 1940 até 1945, a MoCo praticamente só produziu modelos militares, WLA e WLC. Foram produzidos cerca de 90.000 motocicletas, desse total somente a Rússia comprou 30.000 unidades.

Harley Davidson Mod. WLC - 1942 - A Harley mais bonita de todas!
O modelo WL manteve-se em linha nas motocicletas até 1952, quando foi substituído pelo modelo K (o avô da atual Sportster).
Até 1974 ainda podiam ser encontrados os carro de serviço (triciclos ou servicars) Harley Davidson com a motorização Flathead de 45 pol. cúbicas.

Harley Davidson Service Car 1969
É isso aí pessoal! Em breve a continuação da história desta lenda sobre rodas. Harley não é só moto, é muito mais.
Sobre o autor:
André Sinhorini é médico cirurgião ortopedista e um apaixonado pela Harley Davidson.
Dizem que seu coração bate em uníssono com os V2
SALVE FLAVIO E JUNÃO
primeira vez acessando o site de Los Condes , sou fã de voceis ,sou novo no mundo das bikes , comprei uma sportster 1200 forty eight 2015 , sempre tive sonho em ter uma HARLEY DAVIDSON , e essa foi a possibilidade de conquista atualmente , num futuro o sonho é ter uma Softail De Luxe ou Heritage , aos poucos com fé em Deus conquistaremos , assisto sempre seus videos , e desejo todo Sucesso a vcs pelo projeto , site e o canal no you tube , acredito que todos voceis vao decolar em breve a cada conquistando fans e Amigos pelo Brasil inteiro e no Mundo dos Lo.Cos .
a Materia do Andre…