Breve História dos Motores Harley Davidson
- Lo.Co.
- 18 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Crônica de Um Sonho Americano de Liberdade Por: André Sinhorini - Colaborador Los Condes

A partir de hoje temos um novo colaborador no Blog. André Sinhorini. O André é médico cirurgião e um apaixonado pela Harley Davidson. Esta é a primeira parte onde ele explana a história e a evolução dos motores Harley Davidson. Bem vindo André!
Quando falamos em Harley Davidson a primeira imagem que vem à mente é a icônica motocicleta robusta, enorme, com um potente e barulhento motor em V, pilotada por um motoqueiro com cara de malvadão e cheio de tatuagens... Mas será que sempre foi assim?
No final do século 19 e início do século 20, quando a revolução industrial já era passado, iniciou-se uma fase em que grandes invenções apareceram no mundo. A lâmpada, o telefone, o motor a combustão interna, as linhas de produção, tudo isso que a gente olha hoje e acha tão normal, era novidade.
Interior dos Estados Unidos da América, mais precisamente no estado de Wisconsin, cidade de Milwalkee, à beira do lago Michigan, onde é muito frio em metade do ano, dois jovens recém saídos da adolescência, não fugiram à regra dos grandes inventores e, tiveram a brilhante ideia de construir uma bicicleta motorizada. Não para vender, não tinham nenhuma grande expectativa do seu projeto, e também não foram pioneiros, mas desejavam à sua maneira apenas buscar uma forma mais prática de aproveitar os meses mais quentes. Arthur Davidson, na época com 20 anos, ávido pescador, talvez quisesse apenas um meio de transporte mais conveniente para buscar locações melhores e com capacidade de carga para carregar os frutos de um bom dia de pescaria.

Casa dos Davidson e o galpão que se tornou a primeira seda da MoCo. Foi então em 1901 que os amigos Arthur Davidson e Willian Harley, iniciaram sua empreitada e começaram a visualizar o que seria sua primeira bicicleta motorizada. Em um pequeno galpão nos fundos da casa dos Davidson, com o projeto do motor desenhado por Willian, com apenas 21 anos, começou a funcionar a bicicleta com motor. Um motor baseado no ciclo Otto, com 4 tempos, de apenas um cilindro, com acionamento de válvulas atmosférico, que inicialmente tinha pouco mais de 100 cc de cilindrada, não conseguia vencer uma colina dos arredores da cidade sem o auxílio de pedaladas, sem câmbio e com transmissão por uma correia de couro

Esquema gráfico de um motor tipo F-Head com acionamento de válvula atmosférico.

Motor F-Head Harley Davidson O motor monocilíndrico mais tarde ganhou a nomenclatura de F-Head, sofreu grandes implementos e foi o responsável pelo nascimento da marca Harley-Davidson e sua introdução no mundo do motociclismo. Até 1909, reinou como estrela absoluta desde as linhas de produção até as pistas das primeiras corridas de motocicleta do interior dos EUA.

Harley Davidson number 01 no HD Museum em Milwalkee.

William S. Harley e Arthur Davidson.

William S. Harley e Arthur Davidson em suas bicicletas monocilindricas.

Motocicleta de corrida HD
É isso aí galera. Essa é a primeira parte da história e em breve iremos fnalizar. Bem vindo André!
Curtiu? Compartilha! Comente aí o que você achou.
Valeu e #sigaloscondes
Sensacional André, parabéns ! Estarei acompanhando cada capítulo dessa história.
Maravilha! Bom de mais entender a história das nossa adoradas máquinas... ✌️ 🤘🤘👊
Top, seja bem vindo André
Bacana! Informação nunca é demais.
Eu se Deus quiser vou comprar minha HD e representar os LO. CO. aqui no Rio de Janeiro!
Vida longa aos Los Condes!
Grande abraço!
Sandrão, Rio de Janeiro
Show ! Incrível , como grandes invenções são feitas de maneira , até despretensiosa , um grande abraço !