top of page

A Importância de Escolher o Escapamento Correto para Sua Moto Custom V2

  • Foto do escritor: Lo.Co.
    Lo.Co.
  • 18 de ago.
  • 4 min de leitura
Na foto um escapamento 2x1 Tudo para melhorar a performance
Na foto um escapamento 2x1 Tudo para melhorar a performance

Introdução

E aí LoCo! Ao contrário do que muita gente pensa, nas motos custom em V2, assim como também em outros modelos, o escapamento é mais do que uma peça estética ou sonora. Ele é parte do coração da moto, influenciando torque, potência, eficiência do motor e até o consumo. Não à toa, é um dos primeiros itens que os motociclistas querem trocar — seja para buscar um ronco mais grave, uma pegada mais esportiva ou simplesmente um visual diferente.

Mas a escolha não pode ser feita apenas pelo ouvido ou pelo olhar. O escapamento é um sistema que interage diretamente com a combustão do motor, e quando mal dimensionado, pode transformar uma moto cheia de presença em uma máquina sem força.


escapamento super sport wings custom

Função Técnica do Escapamento




O escapamento tem três funções principais:

  1. Expulsar os gases da combustão: precisa garantir fluxo contínuo e rápido, sem retenção que cause perda de potência.

  2. Controlar a contrapressão: um certo nível de resistência é necessário, especialmente nos V2, para manter torque em baixa rotação.

  3. Gerenciar ondas de pressão (ressonância): quando a válvula de escape abre, a onda de pressão viaja pelo tubo e retorna como onda negativa. Se o comprimento e diâmetro do coletor forem corretos, essa onda “puxa” os gases remanescentes para fora do cilindro, ajudando na admissão da próxima mistura ar/combustível.

👉 Esse efeito é conhecido como scavenging. Num V2, ele é crucial para manter a moto com aquele torque gordo em baixa e a resposta rápida ao acelerar.

Camiseta Los Condes Kustom - Old School Black
Comprar

Tipos de Escapamento

  • Ponteiras (slip-on):

    • Trocam apenas a parte final.

    • Alteram o som e o visual.

    • Ganhos de desempenho são mínimos, já que o coletor original (onde o fluxo realmente importa) continua o mesmo.

As ponteiras aproveitam o conjunto de coletor de escape original.
As ponteiras aproveitam o conjunto de coletor de escape original.

  • Conjunto completo (full system):

    • Inclui coletores e curvas.

    • Impacto direto no fluxo de gases, no torque e na potência.

    • Exigem ajuste fino da injeção eletrônica (ou carburação).


Este é um conjunto full system 2x1 em Y onde todo o escapamento é projetado para uma melhor performance
Este é um conjunto full system 2x1 em Y onde todo o escapamento é projetado para uma melhor performance

  • Configurações em V2:

    • 2 em 2: visual clássico das customs, ronco encorpado. Mas se não houver um bom balanceamento, pode perder eficiência em médias rotações.

    • 2 em 1: une os dois coletores em um tubo só. Melhora o fluxo em certas faixas, gera mais torque e é mais leve. Porém, perde um pouco do estilo tradicional que muitos motociclistas valorizam.

O escape Fishtail, ou Rabo de Peixe é um exemplo de 2x2 true dual onde não há ligação entre os escapes de cada cilindro.
O escape Fishtail, ou Rabo de Peixe é um exemplo de 2x2 true dual onde não há ligação entre os escapes de cada cilindro.

Dimensionamento do Escapamento em V2

Aqui está a parte que poucos falam — o dimensionamento correto:

  • Diâmetro do tubo:

    • Tubo muito largo → gases perdem velocidade, a moto fica fraca em baixas rotações.

    • Tubo muito estreito → restringe a saída, sufoca o motor em altas rotações.

    • Em V2 de médias cilindradas (500–1200cc), diâmetros entre 38 mm e 45 mm são comuns para uso rodoviário, dependendo do acerto do motor.

  • Comprimento do coletor:

    • Coletores longos → privilegiam torque em baixas rotações.

    • Coletores curtos → favorecem potência em altas rotações, mas tiram a pegada “cruzeiro” típica das customs.


Camiseta Los Condes Kustom- Old School GREEN
Comprar


  • Equalização (cross-over ou H/X-pipe):

    • Muitos escapes 2 em 2 usam tubos de ligação entre os coletores.

    • Esse recurso ajuda no equilíbrio da pressão e melhora a faixa intermediária de torque.


Um exemplo de H pipe, onde há a ligação entre os 2 escapes em forma de H
Um exemplo de H pipe, onde há a ligação entre os 2 escapes em forma de H
Este é um exemplo de X pipe onde o fluxo é cruzado
Este é um exemplo de X pipe onde o fluxo é cruzado


👉 Ou seja: o escapamento é uma orquestra mecânica. Se cada tubo não tiver o diâmetro e comprimento corretos, a “música” da combustão não sai harmoniosa — e a moto perde o que ela tem de melhor.


Goggle Lo.Co.
Comprar


Benefícios de um Escapamento Bem Projetado

  • Aumento de torque: especialmente em baixas rotações, vital para as V2.

  • Melhor resposta ao acelerador: acelerações mais rápidas e lineares.

  • Potência mais utilizável: em vez de força só em alta, você tem empuxo já na saída.

  • Eficiência de combustível: fluxo bem regulado evita mistura rica ou pobre.

  • Vida útil do motor: menos sobrecarga térmica e mecânica.

  • Som encorpado: ronco cheio e limpo, sem “pipocos” indesejados.


Escapamento não é só 2 canos, tem muita engenharia no projeto para tirar o melhor desempenho a sua moto custom
Escapamento não é só 2 canos, tem muita engenharia no projeto para tirar o melhor desempenho a sua moto custom


Conclusão

Escolher o escapamento correto para uma custom em V2 é um equilíbrio entre estética, som e engenharia. Mais do que personalização, trata-se de respeitar a forma como o motor foi projetado para trabalhar.

Um sistema bem dimensionado, seja 2 em 2 ou 2 em 1, pode transformar sua moto — mais torque, mais prazer de pilotar e um ronco que arrepia, sem comprometer o desempenho.

No fim das contas, o escapamento é a voz da moto, mas também é parte do seu pulmão. E quando os dois trabalham em sintonia, você sente isso a cada acelerada na estrada.

Não esquece disso LoCo, tem que ter estilo, ronco bonito mas também tem que tirar o máximo da sua moto e não correr risco de ficar com uma moto "manca"

Los Condes Kustom produziu um vídeo também onde você pode ter mais informações sobre a importância de um bom projeto de escapamento para a sua moto custom. Segue o link:



Video do Los Condes Kustom - Veja o que um bom escapamento pode fazer na sua moto

Se curtiu já deixa um "Siempre Lo.Co." nos comentários Valeu LoCo, até a próxima e Siga Los Condes!


Camiseta Los Condes Kustom - Old School branca
Comprar


 
 
 

1 comentário


Odilon Dantas
Odilon Dantas
18 de ago.

Siempre Lo.Co.!!!!

Curtir
logotipo los condes star branco pequeno
Lo.Co. é abreviação de Los Condes
Los Condes Kustom - Motos Custom, Roupas e acessórios para motociclistas.
Lifestyle & Custom Wear
Desde 2018
  • facebook
  • twitter
  • youtube

Flavio G. Terra  - CPF: 064.872.218-05
R. do Retiro, 2251 Jundiaí - SP  CEP: 13.209.355

LOS CONDES KUSTOM - Rua São Lázaro, 536, Casa 1-CEP 13209-220- CNPJ. 49.276.236/0001-44 JUNDIAÍ - SP

©2019 by Los Condes Kustom - Fuck the Rules

bottom of page