top of page

Ícone de um Sonho Americano. Parte 2 VTwins

  • Foto do escritor: Lo.Co.
    Lo.Co.
  • 2 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Por André Sinhorini



Dizem que as grandes marcas são facilmente reconhecidas, identificadas de bate pronto logo que visualizadas e tornam-se praticamente sinônimos dos produtos que vendem.

Com a Harley Davidson não poderia ser diferente.

Toda vez que estou passeando de carro com a família e ouvimos ao longe o ronco de uma motocicleta, as crianças, do banco de trás, já bem treinadas pois vivem nesse mundo desde o berço, gritam quase que em uníssono: "Papai!!!!!! Olha uma HAAAAARLEY!!!!!!!!" E no mesmo momento, além da profunda sensação de alegria por saber que meus pequenos estão no caminho certo, o que me vem na mente é a imagem do poderoso motor V-Twin, marca registrada e incontestável do sonho de liberdade americano e símbolo imutável da Harley Davidson Motor Company.

Walter Davidson com a sua motocicleta vencedora em 1907


A Hendee Manufacturing Company havia lançado pioneiramente em 1906 uma motocicleta com motor em V na América, configuração que já estava sendo usada na Europa desde 1902 (o primeiro registro de um motor com essa configuração a ser colocado em uso em uma bicicleta foi em 1902, com a Griffon, na França e em 1906 já haviam 15 marcas diferentes oferecendo motores em V em seu catálogo). A motocicleta da Hendee chamava-se Indian Double Cylinder Racer, tinha 4 hp de potência e a Hendee anos mais tarde seria renomeada para Indian Motocycle Company (sem o "r"mesmo!). Existem alguns autores que creditam a Glenn Curtiss o primeiro V-Twin americano, usados nas motocicletas Hercules.

1903/1904 Griffon Paris



Indian Racer 1906 - Não restaurada até hoje!


Primeira Motocicleta Indian com motor V2 de produção - 1907


A MoCo introduziu seu primeiro V-Twin em 1909. Um motor F-Head, com acionamento de válvulas atmosférico, angulação entre os cilindros de 45 graus, 49 pol. cúbicas e transmissão por correia de couro. O projeto durou apenas 01 ano, com os engenheiros voltando às pranchetas para redesenhar o projeto um tanto mal sucedido. O primeiro motor não conseguia entregar mais potência que seu antecessor com apenas um cilindro. As válvulas com acionamento atmosférico se mostraram insuficientes quando compartilhavam o mesmo circuito de admissão.


Primeiro V Twin da Harley Davidson - 1909



Harley Davidson Modelo 5D de 1909


Em 1911 o V-Twin da Harley volta completamente reformulado, com acionamento mecânico das válvulas e um sistema de tensionamento da correia. Havia nascido uma lenda.


Harley Davidson Mod. 7D - 1911


Uma das primeiras embreagens da industria foi introduzida em 1912, seguida pela transmissão por corrente em 1913. As motocicletas ganhariam um câmbio de 03 velocidades em 1915. No final dos anos 10 esse design de motor se tornaria obsoleto, e a HD passaria a investir em um motor do tipo Flat-Head, a ser introduzido em 1919.


Harley Davidson Mod. 11 F - 1915


É isso aí galera. Agora é só esperar pela próxima parte desta série sensacional. Se gostou dá uma curtida e deixe seu comentário! Valeu!!

Sobre o autor: André Sinhorini é médico cirurgião ortopedista e um aficcionado pela Harley Davidson. Dizem que seu coração bate em uníssono com os motores V2 da marca americana.

 
 
 

5件のコメント


Marcio Gomes
Marcio Gomes
2020年7月30日

Parabéns André Sinhorini , obg por trazer esse conhecimento a todos Locos Abração

いいね!

alexfigaro
2020年6月14日

Show ! Aguardando o próximo episódio.

いいね!

luizcpanisset
luizcpanisset
2020年6月04日

Maravilha ,top

いいね!

Anderson E. Quiareli
Anderson E. Quiareli
2020年6月02日

Top.

いいね!

Robson BaLa
Robson BaLa
2020年6月02日

Sensacional! Parabéns, André Sinhorini.

いいね!
logotipo los condes star branco pequeno
Lo.Co. é abreviação de Los Condes
Los Condes Kustom - Motos Custom, Roupas e acessórios para motociclistas.
Lifestyle & Custom Wear
Desde 2018
  • facebook
  • twitter
  • youtube

Flavio G. Terra  - CPF: 064.872.218-05
R. do Retiro, 2251 Jundiaí - SP  CEP: 13.209.355

LOS CONDES KUSTOM - Rua São Lázaro, 536, Casa 1-CEP 13209-220- CNPJ. 49.276.236/0001-44 JUNDIAÍ - SP

©2019 by Los Condes Kustom - Fuck the Rules

bottom of page